Você está aqui

Movimento de Mulheres Camponesas em Santa Catarina realizou VII Encontro das Jovens Camponesas

Nos dias 26 e 27 de agosto de 2017, o MMC/SC realizou o VII Encontro Estadual das Jovens Camponesas, que teve como tema, Auto Estima e Mídia.

O encontro contou com a presença de cerca de 40 jovens, vindas de diferentes regiões do estado, o grupo formado por jovens entre 11 a 30 anos, reuniu-se para debater a forma como as jovens são retratadas pela "grande mídia", pela publicidade e nas redes sociais e como gostariam de ser vistas. Constatou-se que a forma como são vistas na mídia atual não corresponde com a verdadeira identidade das jovens e que é preciso desconstruir a imagem de mercadoria e objeto retratado pelas propagandas de cerveja, por exemplo.

Diante disso as jovens foram desafiadas a pensar em formas de contrapor esse sistema e como podem agir para que toda a capacidade, beleza, diversidade, criatividade, potência intelectual e cultural das camponesas apareçam mais. E também discutiram como criar ferramentas para que isso aconteça.

Contribuíram com essa discussão as companheiras Adriane Canan e Sirlei Gaspareto, que contribuiu na reflexão sobre identidade, juventude e feminismo partindo dos sonhos e da história das jovens camponesas.

 

Por Letícia Pereira

Minga Informativa

Produção: MDA Comunicação Integrada