slideshow 1 slideshow 2 slideshow 3

Produção de tabaco emprega crianças, desmata e causa doenças físicas e psíquicas no RS

A 200 quilômetros ao Sul de Porto Alegre, em São Lourenço do Sul, as rodovias são cortadas por estradas de terra que levam a cenários bucólicos, onde pastagens são de um verde vivo, pés de pêssego estão floridos como cerejeiras, e vacas e ovelhas se confortam sob o sol do inverno. Se seguirmos pelos caminhos empoeirados, surgem grandes galpões de tijolos. São estufas que indicam que a atividade ali é o fumo. Aproximando-nos, encontramos famílias de agricultores que, em geral, aparentam mais idade do que têm.

Movimentos sociais e cientistas pedem apoio do Papa contra transgênicos

Integrantes de movimentos sociais e cientistas pediram o apoio do papa Francisco para convencer o governo brasileiro a suspender todas as licenças ambientais que autorizam o cultivo e o uso de transgênicos e derivados no Brasil. Em carta enviada ao Vaticano no final de abril deste ano, oito pesquisadores de seis países sustentam que a possibilidade de as empresas multinacionais registrarem a propriedade de formas de vida, como sementes, e processos vivos ameaça a segurança alimentar, estimula a biopirataria e, portanto, deve ser impedida.

Agricultura camponesa, indígena e familiar

Ao longo de sua história o MMC luta incansavelmente na Defesa da Vida, da Biodiversidade, na preservação das sementes crioulas, pela valorização do conhecimento popular das mulheres camponesas, e, da cultura camponesa. Isso se concretiza no fortalecimento de praticas agroecológicas de produção de alimentos saudáveis e construção do Projeto de Agricultura Camponesa e Feminista.
 

Carta da XII Assembleia Estadual do Movimento de Mulheres Camponesas - SC

Carta de Dionísio Cerqueira/SC

Páginas

Minga Informativa

Produção: MDA Comunicação Integrada